Como começar a ler

Oie!

Hoje eu trouxe um texto muito especial pra você tirar a poeira da sua estante e finalmente começar a ler (ou ler mais)! Há algum tempo aqui no blog eu postei um texto sobre Como criar o hábito da leitura e hoje eu vim trazer mais algumas dicas!

Ache um livro que você gosta

Muita gente diz que não gosta de ler. Mas será que essa pessoa já pegou algum livro que combina com ela? Eu fiz um post indicando 27 livros para quem quer começar a ler. Se você ainda não descobriu qual seu tipo de livro, vale dar uma olhada lá e outra dica é ler livros do mesmo gênero de filmes e séries que você gosta. Por exemplo, se você gosta de assistir romances, provavelmente vai gostar de ler romances e assim por diante.

Encontre um cantinho confortável na sua casa

Foto por Mau00ebl BALLAND em Pexels.com

Pegue um chá, uma cobertinha e sente em uma poltrona ou sofá. Tenho certeza que se ninguém te tirar daí, sua leitura vai render (ainda mais se você colocar o celular no modo avião 😉). Só recomendo ler sentada(o) pra não cair do sono kkk

Não se force

Algumas pessoas que já têm o hábito da leitura acha que precisa ler uma quantidade imensa de livros ou não pode mais se considerar leitor(a). Eu acho o contrário. A leitura, assim como ver um filme, jogar ou sair com os amigos, é um momento para você relaxar e se divertir, ou seja, não se cobre.

Se a leitura não estiver fluindo, troque de livro ou faça outra coisa e depois volte a ler. Existe o momento ideal pra fazer cada coisa, se você tá a fim de ler, leia, senão não force.

Comece lendo livros pequenos

Foto por Tim Samuel em Pexels.com

Se você tá começando a ler, uma boa dica é pegar livros com poucas páginas. Eu já fiz um post com livros para ler em 1 dia e você pode dar uma olhada lá para ver se algum te interessa. Já pensou que delícia passar a tarde toda com um livro e terminar a leitura bem rápido?

Leia livros além da faculdade, escola, trabalho

Aqui cabem 2 dicas em 1. Primeira, se você estuda e tem leituras obrigatórias que você não quer fazer, intercale um livro que você queira ler e a leitura obrigatória. Por exemplo: na escola você precisa ler Dom Casmurro, mas você prefere ler Harry Potter (eu te entendo kkk). Se você conseguir terminar Dom Casmurro e depois partir pra fantasia, ótimo! Mas se você quiser pode tentar intercalar os dois, lendo um dia um, no outro dia você lê o outro e assim por diante. Só pegue livros diferentes para não ficar confundindo as histórias, ok?

Mas também se você não estuda mais ou estuda um assunto que você tem interesse, procure mais livros sobre esse assunto específico. Exemplo: na faculdade, eu passei a conhecer mais sobre feminismos e li livros além dos que eram obrigatórios para as matérias 🥰

Dica bônus: tenha um Kindle

Foto por Perfecto Capucine em Pexels.com

Uma coisa que me faz ler (bem) mais é o meu Kindle com iluminação embutida (compre aqui). O meu já tem bem alguns anos, mas ele é fundamental pra mim! Com ele, eu consigo ler à noite por conta da luz, além disso parece que o livro passa mais rápido porque a gente não fica vendo a quantidade de páginas. 

Eu recomendo o Kindle mais simples, porque ele tem o melhor custo-benefício. Ele não é tão caro e já vem com a luz, além da memória ser quase infinita kkk Eu mesma nunca tive que esvaziar o Kindle e tenho um monte livros lá.

E aí? Já tá pronta(o) para tirar o pó da estante e pegar aquele livro que tá te chamando? Me conta aí nos comentários!

2 comentários em “Como começar a ler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: