Game Of Thrones: diferenças entre série e livros

Olá leitores 📚

Hoje eu finalmente trouxe um post que eu queria fazer há muito tempo! Eu admito que demorei porque não estava animada para assistir GOT porque sou muito fã dos livros, mas assisti e adorei! Claro que o final não foi o esperado, mas tomara que George R. R. Martin faça um final diferente para os livros. Enfim, hoje eu trouxe algumas diferenças entre os livros As Crônicas de Gelo e Fogo e a série Game Of Thrones, bora lá?

Primeiro é importante lembrar que apesar de a série ter 8 temporadas, atualmente são apenas 5 livros publicados. O autor vive prometendo publicar os dois últimos, mas até agora nada… Então não tem como comparar o final da série com os livros. Por isso, eu dividi minhas comparações conforme os livros (bom para evitar spoilers se você ainda quiser essa série maravilhosa) que eu recomendo demais!

Guerra dos Tronos x 1ª temporada

A grande diferença que já dá pra notar logo na primeira temporada é a diferença de idade entre os personagens do livro e os da série, que são mais velhos do que os originais. Nos livros os Starks e a Daenerys são crianças e adolescentes, já na série, optaram por envelhecê-los, provavelmente pelas cenas de sexo e violência. Tirando isso e alguns outros detalhes, eu achei 1ª temporada bem parecida com os livros e gostei bastante, principalmente da cena do Ned perdendo a cabeça (kkkk), que me deixou um pouco abalada por já saber o que isso acarretaria para a família do Norte.

A fúria dos reis x 2ª temporada

Na segunda temporada, já tem mais algumas diferenças. Uma por exemplo é o anão Tyrion Lannister, no livro ele é descrito como deformado e perde seu nariz após a batalha da Água Negra, diferente da série, que ele fica apenas com algumas cicatrizes. E outra diferença que aparece aqui é a relação entre Sansa e Cão de Caça, que aparece bastante nos livros, mas na série quase não há interação entre os dois. Só vamos conhecer um pouco do lado mais “bonzinho” de Sandor posteriormente na sua relação com a Arya.

Tormenta de Espadas x 3ª temporada

Essa terceira temporada foi bem diferente dos livros. A relação de Ramsay Bolton com Theon Greyjoy não é apresentada da mesma forma nos livros. Só vemos mais de Theon no 5º livro, enquanto na série, já vemos ele torturando Theon desde a 3ª temp. Além disso, nessa temporada outras mudanças acontecem como a esposa de Robb Stark, que nos livros se chama Jeyne Westerling e na série chama Talissa Maegyr e as criadas da Daenerys, Irri e Jhiqui, que no livro estão sempre presentes, mas na série quase não aparecem.

O Festim dos Corvos x 4ª temporada

Na quarta temporada tem muitas diferenças! Por exemplo, no casamento vermelho, a esposa de Robb não vai, então ela sobrevive nos livros e a Catelyn Stark, morre, porém ela ressuscita como Lady Coração de Pedra e quer se vingar dos Frey pela morte do exército. Outra coisa que eu esperava aparecer na série e não existiu foi o Berrante do Dragão, que controla dragões e mata quem o assopra. Nos livros, ele pertence a Euron Greyjoy, que só vai aparecer na 6ª temporada. E uma terceira diferença que me irritou na série foi que a Goiva (Gilly) dos livros é separada de seu filho por Jon Snow, que a manda com o bebê de Mance Rayder para um “lugar seguro”, enquanto na série Mance Rayder nem sobrevive e seu filho não existe.

A Dança dos Dragões x 5ª temporada

Aqui já é bem diferente… Depois de matar seu pai, Tyrion não vai diretamente encontrar Daenerys. O caminho dele é bem mais tortuoso nos livros. Ele encontra Aegon Targaryen, personagem que é diferente na série, vira escravo e depois se alia aos Segundos Filhos para se libertar. Ele não chega a conhecer a Dany e Varys vai a Porto Real aliado a esse novo Targaryen para conquistar o Trono de Ferro. E outra coisa que fica bem diferente na série é a parte da Sansa. Quem se casa com Ramsay Bolton na verdade é uma amiga dela que está se passando pela Arya. Enquanto Sansa ainda está no Ninho da Águia. Então toda a violência que Sansa sofre na série não existe nos livros e provavelmente a personagem vai passar por outra evolução.

6, 7 e 8ª temporadas

Como não existe ainda um final para os livros, não tem como comparar a partir da 6ª temporada da série. Mas Jon Snow, que não sabemos se está vivo ou morto, não é Aegon Targaryen. Aegon é outro personagem e está em Porto Real, pronto para lutar pelo Trono de Ferro.

Essas foram algumas das mudanças entre livro e série. Tiveram muitas mais, mas para o texto não ficar muito grande, eu ressaltei as que eu achei mais importantes. Se você quiser ler os livros, pode comprar o box aqui. Apesar de eu ter gostando bastante da série, os livros são muito mais completos e a história ainda não acabou, então se você gostou da série, pode continuar a ler!

E você, o que achou do texto de hoje? Já leu os livros e viu a série? O que achou das diferenças?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: