Filmes feministas

Olá! Como você está?

Hoje eu vim indicar alguns filmes que eu gosto muito e que tem uma temática muito legal! São filmes com protagonistas (femininas) fortes e que desafiam o “papel” das mulheres na sociedade. Eles não “pregam” o feminismo diretamente, mas, mesmo que nas entrelinhas, falam sobre igualdade de gênero. Então, sem mais delongas, vamos à lista 👇


Mulher Maravilha (Patty Jenkins)

Esse foi o primeiro filme de super-heroína que eu vi no cinema e amei demais! Na época, eu não era ainda tão fã de super-heróis, mas a Mulher Maravilha da Gal Gadot conquistou seu espacinho especial no meu coração com esse filme. Ele conta a história de uma mulher que, desde menina, é treinada para ser guerreira Amazona. Durante a 1ª Guerra Mundial, Steve Trevor (Chris Pine) sofre um acidente aéreo e vai parar na ilha das Amazonas. Como uma boa heroína que é, Diana Prince faz de tudo para salvar a Terra. É um dos filmes da DC que eu mais gosto!

Bela Vingança (Emerald Fennell)

Filme que ganhou o Oscar de melhor roteiro original! Em Bela Vingança, Cassie (Carey Mulligan) é uma mulher com muitos traumas do passado e que, todas as noites, se finge de bêbada em bares da cidade. Ela é uma “isca” fácil para os homens de plantão, que só querem uma mulher fácil (ou inconsciente) pra levar pra casa. Quando percebem que ela não está tão bêbada assim, Cassie se vinga desses homens. É um filme sobre vingança, mas também sobre achar a justiça para uma mulher vítima de estupro. O filme pode ter gatilhos, mas eu recomendo pra quem conseguir assistir, porque esse filme é muito bom e traz alguns questionamentos muito sérios e relevantes para os dias de hoje.

Mulan (Niki Caro)

Apesar de amar muito o desenho, hoje eu vou indicar o live-action, que diferente do desenho também é dirigido por uma mulher. Aqui, a nossa heroína é interpretada por Liu Yifei. A história é praticamente igual, ela é filha de um velho guerreiro convocado pelo imperador da China para servir no exército e vai tomar seu lugar se passando por um homem. O diferencial do filme é que ele quer ser mais respeitoso com a cultura asiática e fica mais sério nos momentos em que o desenho tinha uma liberdade artística maior. Eu recomendo que você assista aos dois e tire as próprias conclusões 🙂
O filme está disponível na Disney+.

Harriet (Kasi Lemmons)

Esse filme concorreu ao Oscar em 2020 por melhor atriz para Cynthia Erivo, que interpreta Harriet Tubman. É a história real da ativista que ajudou centenas de escravos a se libertarem durante a Guerra Civil americana. O filme é muito emocionante e nos ajuda a compreender uma época tão triste da história mundial e como uma corajosa escrava conseguiu se libertar e ainda ajudar outros a se libertarem da escravidão. Recomendo muito pra quem gosta de filmes históricos!
Você pode assistir o filme no Telecine.

Retrato de uma Jovem em Chamas (Céline Sciamma)

Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Para isso, elas precisam passar os dias juntas para que a pintora faça seu trabalho a noite. Porém, as duas vão se aproximando cada vez mais e vão descobrindo sentimentos e desejos novos, que vão sofrer com os preconceitos e os planos feitos. Se você gosta de romance, vai amar esse filme!
Ele está disponível no Telecine.

E aí, o que achou das minhas indicações de hoje? Já assistiu algum desses? Me conta aí nos comentários e até a próxima ☺️

Já conhece a loja Shopee do blog? Se você está em busca de livros em oferta, vai lá dar uma olhada, tenho certeza que sua próxima leitura estará lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: