Filmes geeks

Hoje é dia do orgulho geek (ou orgulho nerd) e nada melhor para comemorar esse dia do que uma lista com filmes desse universo. São filmes que eu gosto muito e que recomendo para todo mundo. Então vamos à lista ⬇️

Star Wars (1977-2019)

Os filmes estão disponíveis no Disney+

Quer filme mais nerd que Star Wars? Em 1977, George Lucas criou um filme sobre guerras espaciais que foi sucesso de bilheteria e acabou virando uma franquia com vários filmes. Se você vive em outra galáxia e não conhece a história de Guerra nas Estrelas, os filmes contam a história dos jedis, guerreiros que têm a habilidade de controlar a Força e da Aliança Rebelde, organização que quer destruir o impiedoso Império Galáctico, que possuem uma arma tão poderosa que destrói planetas em um piscar de olhos. Você pode assistir os filmes tanto em ordem cronológica como em ordem de lançamento (que eu recomendo):

  • Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
  • Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
  • Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
  • Han Solo: Uma História Star Wars (2018)
  • Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
  • Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
  • Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
  • Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
  • Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015)
  • Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)
  • Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

Blade Runner (1982, 2017)

Dos mais cults, ainda tem o Blade Runner e a continuação Blade Runner 2049. O primeiro filme se passa no “futuro” de 2019, em que à beira da decadência e opressão da sociedade, os seres vivos (inclusive os humanos) são clonados e chamados de replicantes. Homens e mulheres replicantes são proibidos na Terra e banidos para outros planetas. Aposentar esses clones é o trabalho de Rick Deckard (Harrison Ford).
Recomendo prestar bastante atenção ao filme, porque ele é daqueles filmes que você precisa estar atento para pegar as dicas. Se você gostar, assista também a continuação, que é com o Ryan Gosling. Ele continua muito bem o clássico expande algumas críticas e histórias. Vale a pena!

Trilogia O Cavaleiro das Trevas (2005-2012)

Agora já falando de super heróis mais “tradicionais”, eu não poderia deixar de mencionar a trilogia do Batman. Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas e O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Apesar de o Homem-Morcego não ser um dos meus heróis favoritos da ficção, o Coringa de Heath Ledger é um dos meus vilões favoritos de todos os tempos.
Aqui o Batman (Christian Bale) é sombrio e vemos desde a origem do herói até as lutas contra vilões para salvar Gotham. Os três filmes ainda contam com uma ótima atmosfera da cidade fictícia e com com ótimos atores como Heath Ledger, Morgan Freeman, Gary Oldman, Anne Hathaway, entre outros. Além disso, os filmes trazem uma visão diferente da história e nos faz pensar sobre o que torna uma pessoa um herói ou um vilão. Entre os 3, o meu favorito com certeza é o 2º, mas eles se complementam muito bem.

O Hobbit (2012-2014)

O Hobbit são 3 filmes feitos com base no romance de J.R.R. Tolkien de mesmo nome. O livro é único, pequeno e com uma narrativa infantil, porém os filmes adaptam não só a história como a linguagem e estendem a pequena história para 3 filmes sombrios, com conflitos paralelos, mas que complementam a história original. Eu ainda prefiro o livro, mas também gosto muito dos filmes.
Em Uma Jornada Inesperada, A Desolação de Smaug e A Batalha dos Cincos Exércitos, vamos ver vários personagens já conhecidos como Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e Gandalf (Ian McKellen) em uma “nova” aventura, em que o Hobbit e o mago juntamente com um grupo de anões precisam resgatar um tesouro de Smaug, um dragão que mora na Montanha Solitária. O filme acontece antes da história de Senhor dos Anéis, mas foi feito após o sucesso da trilogia anterior. Se você ainda não conhece o universo fantástico de Tolkien, vale a pena começar por aqui. Os filmes estão disponíveis no Prime Video para assinatura (clique aqui para fazer o teste grátis por 30 dias)

Homem-aranha (2017-2021)

Como fã dos Vingadores, é difícil escolher um herói só para colocar aqui. Mas escolhi os novos filmes do Homem-Aranha: de Volta ao Lar, Longe de Casa e No Way Home (ainda sem tradução oficial para português).
Aqui o Spiderman (Tom Holland) é adolescente mesmo (não uma pessoa de 30 anos interpretando um adolescente) e está tentando conciliar sua vida normal com seus deveres de herói. Os filmes são mais engraçadinhos e têm uma trama adolescente, mas são muito legais e fazem uma parte muito importante no Universo Marvel, tanto que sua primeira aparição já é no filme Guerra Civil e ele passa a querer impressionar o bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.). Além disso, os filmes mais recentes do Homem-Aranha tem a a maravilhosa Zendaya no papel MJ.

Jogador Número 1 (2018)

Voltando para a vibe ficção científica, Jogador Número 1 é outro filme que combina muito bem com os geeks (apesar de eu ter gostado muito mais do livro do que do filme). Nessa história, Wade Watts (Tye Sheridan) vive em 2045, ano em que a realidade está completamente diferente e as pessoas passam a maior parte do seu tempo em um jogo de realidade virtual chamado OASIS. E o criador desse mundo virtual morre deixando a herança (o controle do jogo) para quem achar os easter eggs (pistas relacionadas à sua infância) que ele escondeu em vários planetas do game.
O filme assim como o livro é cheio de referências aos anos 80. Mas além disso, os dois são muito diferentes, uma vez que as referências são completamente diferentes. Então se você gostou do filme e não quer ler o livro porque já sabe a história, pode ler sem medo, porque parece uma história paralela dentro de um mesmo universo. Vale a pena ler e assistir!

E você, o que acha desses filmes? Tem algum para me indicar?

Até mais!

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon. Se você quiser comprar algum produto indicado aqui, toque nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer e não paga mais nada por isso 💗

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: