Lista de livros

Resenha: Senhor dos Anéis + O Hobbit

Em março tivemos o dia de ler Tolkien (Tolkien Reading Day), um dia organizado pela Tolkien Society para incentivar os fãs a divulgarem a obra de J. R. R. Tolkien, lendo as passagens favoritas. Com as obrigações do trabalho, não participei no dia, mas trago aqui um pouco da minha experiência com o autor, assim como as minhas citações favoritas. Acompanhe!

Livros que eu li

O Hobbit

O último que eu li e que fez Tolkien virar um dos meus autores favoritos foi O Hobbit. Aqui conhecemos o Bilbo Bolseiro, que era um dos mais respeitáveis hobbits… até ser convocado para uma aventura pelo mago Gandalf.

Eu não gosto de aventuras. São desagradáveis e desconfortáveis! Fazem com que você se atrase para o jantar!”

Bilbo Bolseiro

Pela citação acima, já dá pra perceber um pouco do tom da obra: engraçada e divertida. É a primeira vez que vemos a Terra-Média e vamos conhecê-la de uma forma mais leve, uma vez que o escritor fez o livro para seus filhos. Bilbo e mais 13 anões têm a missão de irem resgatar um tesouro que está embaixo de um dragão adormecido na Montanha Solitária. A obra foi lançada pela primeira vez em 1937, mas lendo ele 84 anos depois, me diverti da mesma forma. Ele antecede a trilogia do Anel, mas pode ser lido separadamente, porque tem uma história que se fecha. Se você gosta de fantasia e ainda não leu O Hobbit, o que você está fazendo aqui? Vai ver o que acontece com Bilbo, uma dezena de anões, um mago e talvez alguns elfos 🧝‍♂️

Senhor dos Anéis

O que hoje conhecemos como trilogia do anel (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) é um grande romance, que só é compreendido quando lido na íntegra, segundo Tolkien. Ele vai contar a história de um hobbit que tem uma missão perigosa: destruir o anel que tem poderes malignos. Além do hobbit, também vemos outros seres mágicos, como o próprio Gandalf, aqui muito mais sábio e sério do que no livro anterior.

Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados.”

Gandalf

É uma das fantasias mais clássicas da literatura. Esse foi o meu primeiro contato com o autor (sim, eu não tinha nem assistido os filmes 😱). No começo, eu confesso que demorei um pouco pra me acostumar com as descrições e as viagens que duram páginas e mais páginas. Porém, quanto mais eu lia, mais eu ficava pensando na história. Me surpreendi a cada reviravolta e a cada novo evento. Me apaixonei por Merry e Pippin (principalmente, porque viraram meus favoritos), assim como Frodo e companhia. 

Quero ler

Depois da leitura dos 4 livros, eu fiquei com muita vontade de ler mais do autor. Mas eu não sei qual livro eu pego em seguida, porque são muitos! Se você já leu mais obras do Tolkien, me dá uma ajudinha aí nos comentários, por favor. Vou adorar saber a sua opinião!
Aqui em casa, eu tenho o livro Beowulf, que é um poema antigo traduzido por Tolkien em 1926. Por enquanto, a próxima leitura que eu for fazer de Tolkien vai ser essa. Mas quero rechear minha lista de leituras com livros tão fantásticos quanto LotR ☺️

John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J. R. R. Tolkien

E você, já leu Tolkien? Me conta qual sua citação favorita do autor! Vamos compartilhar sobre a obra fantástica dele!

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon. Se você quiser comprar algum produto indicado aqui, toque nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer 💗

Também tenho um sebo em que vendo livros novos e usados na Shopee, se tiver interesse em conferir, clique no botão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s