história

Curiosidades Oscar 2021: diversidade e streaming

O Oscar 2021 tá chegando! 

E com ele, surgem muitos temas a serem debatidos. A premiação tem o histórico de ser mais voltada para a “elite” e desprezar temas como pluralidade e diversidade nas suas indicações. Mas de uns anos pra cá, aos poucos a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está deixando de lado preconceitos e premiando filmes cada vez mais interessantes. Com isso e com a pandemia, essa 93ª edição está diferente e eu vou te contar algumas curiosidades dela. Bora lá? 

A edição

Por conta da pandemia, o Oscar, que geralmente acontece no começo de março, vai acontecer no final de abril (dia 25) e vai avaliar filmes que saíram de 1º de janeiro de 2020 até 28 de fevereiro de 2021, muitos deles lançados pelos serviços de streaming, uma vez que muitas salas de cinemas ficaram fechadas em 2020 por conta da pandemia do coronavirus. Segundo as últimas notícias, a cerimônia acontecerá presencialmente como sempre foi e nós, meros mortais, podemos assistir à transmissão pela Globo ou acompanhar lá pelo meu Twitter.

Favoritos

Nomadland ganhou várias premiações do cinema, então está cotado como um dos favoritos para a noite. Mank é outro favorito e tem 10 indicações na premiação. Mas, se dependesse de mim, Bela Vingança ganharia. Se os jurados seguirem com o bom gosto da edição passada (alô Parasita), temos uma chance 🤞

Mulheres fazendo história

Viola Davis em A Voz Suprema do Blues

Nós estamos com tudo nessa edição! A atriz Viola Davis é a mulher negra mais indicada na história do Oscar, com 4 nomeações ao todo (merecia muito mais, porque ela é uma atriz fantástica!) e a atriz Yuh-Jung Youn (Minari) é a primeira coreana a ser indicada a um Oscar. Viola está na categoria de Melhor atriz enquanto Yuh-Jung está em Melhor atriz coadjuvantes.

Além disso, é a primeira vez na história do Oscar que duas mulheres concorrem ao mesmo tempo na categoria de melhor direção: Chloé Zhao por Nomadland e Emerald Fennell por Bela Vingança. Inclusive Chloé é a primeira mulher na história a concorrer em 4 categorias na mesma edição (melhor filme, melhor direção, roteiro adaptado e montagem) e Emerald é a primeira mulher a ser indicada como diretora por seu primeiro longa metragem. Poderosas!

Mais diversidade no Oscar!

Não são só as mulheres que estão ganhando espaço nesse Oscar. Na categoria de Melhor ator, temos o primeiro muçulmano, o ator Riz Ahmed (O Som do Silêncio); o primeiro asiático, o ator Steven Yeun (Minari); e o ator Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues) recebendo indicação póstuma. 

E aí, gostou das curiosidades? Sabe de mais alguma pra me contar?

O próximo post sobre o Oscar vai ser sobre os vencedores. Me conta: qual é a sua aposta?

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon. Se você quiser comprar algum produto indicado aqui, toque nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer 💗

Um comentário em “Curiosidades Oscar 2021: diversidade e streaming”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s