história

Prêmios do cinema

Oi, tudo bem com vocês?

Está oficialmente aberta a temporada de premiações de 2021 em Hollywood. E eu como gosto muito dessa época e de assistir aos filmes que estão bombando nas críticas, resolvi trazer aqui pro blog um pouquinho da história das premiações e dos festivais que eu mais acompanho. Você também gosta desse tema? Se liga no post então 👇👇

Globo de Ouro

O Globo de Ouro é uma premiação escolhida pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Ele é a primeira premiação da temporada e acontece anualmente em Los Angeles. A premiação é bem ampla, juntando cinema e séries televisão. O evento tema mais ou menos 3 horas de duração e 25 categorias, dividindo melhor filme em drama e comédia/musical.

A edição de 2021 aconteceu ontem (ué, perdeu?). Então você não me segue no Twitter, porque por lá eu fiz uma cobertura completa! A cerimônia se destacou por ter mais mulheres na categoria de Melhor Edição, mas foi criticada pela falta de jurados negros. E, devido a pandemia foi um pouco diferente, porque os indicados ficaram de casa, participando remotamente.

Oscar

Os Prêmios da Academia (Academy Awards ou Oscar – para os íntimos) é o prêmio mais importante do cinema mundial, feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A premiação acontece desde 1929 em Hollywood, mas passou a ser televisionada somente em 1953. Os outros prêmios e os festivais servem como um termômetro para o Oscar, já que é considerado a premiação mais famosa do cinema.

Desde que eu me entendo por fã do cinema, eu assisto o Oscar e os filmes indicados. É uma premiação mais americana, mas por acontecer geralmente em fevereiro, já dá mais tempo dos filmes estrangeiros estrearem aqui no Brasil. Quebrando várias expectativas, em 2020, o grande vencedor foi Parasita, um filme norte-coreano. Tomara, que esse ano, eles ainda estejam com a cabeça aberta e quem sabe dão algum prêmio para Bacurau, filme brasileiro que está elegível a alguma categoria no prêmio. E em 2021 a cerimônia está marcada para acontecer dia 25 de abril, sendo que dia 15 de março saem oficialmente os indicados. Acompanhe no Instagram, que vou postar a lista completa dos indicados lá!

Festival de Cannes

O Festival de Cannes foi criado em 1946 como uma forma de se opor ao Festival de Veneza, que era criticado por ter um caráter fascista na escolha dos filmes premiados. Na 1ª edição, Louis Lumière, um dos pais do cinema, deveria ter sido o presidente, porém o festival francês não aconteceu de fato por conta da guerra. O prêmio máximo do festival é a Palma de Ouro desde 1955. O Festival é mais aberto aos diretores estrangeiros do que os festivais de Hollywood, tenho premiado o Brasil em 1962 por O Pagador de Promessas.

Falando em Brasil, a última edição do Festival, em 2019, deu o Prêmio do Júri para Bacurau e o ganhador do Palma de Ouro ficou com Parasita. Em 2020, o festival não aconteceu por conta da pandemia, mas a edição de 2021 está marcada para os dias 6 a 17 de julho.

Festival Internacional de Cinema de Veneza

Mais conhecido como Festival de Veneza, teve sua primeira edição em 1932. É o mais antigo festival internacional de cinema do mundo. Apesar de ser um evento anual, o festival italiano faz parte da Bienal de Veneza, que reúne vários eventos culturais na cidade.

Em 2020, o filme que levou o Leão de Ouro foi Nomadland, um filme que fala sobre a vida de trabalhadores nômades. Com esse filme, Cloé Zhao se tornou a 1ª mulher a ganhar o prêmio máximo do festival. O evento do ano passado foi realizado presencialmente em uma brechinha da pandemia, mas seguindo todos os protocolos de segurança. A edição de 2021 acontecerá de 1 a 11 de setembro.

Gostou do assunto de hoje? Tem curiosidade em saber mais? Me conta nos comentários o que você achou, que eu posso trazer mais conteúdos como esse no blog!

Ah e lembrando, para assistir filmes e séries incríveis como Borat, que venceu como melhor filme de comédia no Globo de Ouro, assine o Amazon Prime Video, clique aqui para ter 30 dias grátis!

4 comentários em “Prêmios do cinema”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s