Resenha de livro: Série Harry Hole (#1 e #2)

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe a resenha de 2 livros da série do detetive Harry Hole, do escritor norueguês Jo Nesbø. Ele ficou mais conhecido aqui no Brasil pelo seu livro Boneco de Neve, que teve adaptação para o cinema em 2017. Eu mesma comecei a ler o autor por esse livro e depois vi que fazia parte dessa série e então, fiquei curiosa para ler os livros na ordem cronológica. Pera que eu te explico. A série é composta por 12 livros que podem ser lidos separadamente, são eles:

1 – Morcego (1997)
2- Baratas (1998)
3- Garganta Vermelha (2000)
4- A casa da dor (2000)
5- A estrela do diabo (2003)
6- O Redentor (2005)
7- Boneco de Neve (2007)
8- O Leopardo (2009)
9- O Fantasma (2011)
10- Policia (2013)
11- A sede (2017)
12 – A faca (2019)

Mas os livros têm histórias independentes, podendo ser lidos em qualquer ordem. Porém, ao ler uma série na ordem de publicação você conhece melhor os personagens e também pode ver a evolução da escrita do autor. Hoje eu vim dar minha opinião sobre os 2 primeiros livros da série, bora lá?

O Morcego (Harry Hole #1)
Jo Nesbø, 2016
Thriller policial
350 páginas
Amazon

Americanas
⭐⭐⭐

Originalmente publicado em 1997, O Morcego traz o inspetor Harry Hole pela primeira vez. O detetive norueguês é enviado numa missão a Sydney, na Austrália, para investigar um homicídio de uma vítima norueguesa em terras australianas. Para isso, ele deve colaborar com as autoridades locais, que não querem que ele se envolva no caso. Porém, como em todo livro de detetive, Harry não consegue ficar apenas como observador e começa a investigar também e deve tomar cuidado para não se tornar a próxima vítima desse assassino.

Nesse livro, vamos conhecer o Harry ainda lidando com traumas do passado e tentando fazer seu nome na polícia. O autor trabalha aqui bastante da cultura australiana e parece que ele acaba se perdendo um pouco nessas histórias paralelas, mas é um adicional interessante para a história e no final faz sentido.

Como eu li o sétimo livro primeiro, foi um pouco difícil não fazer comparações e é visível que aqui o personagem do Harry não estava totalmente desenvolvido e acaba tendo algumas atitudes estranhas para um detetive (por exemplo, contar seus traumas para pessoas que ele não conhece). Porém no geral, o livro é bem legal e eu aproveitei a leitura mesmo não sendo o primeiro que eu li da série.

Baratas (Harry Hole #2)
Jo Nesbø, 2016
Thriller policial
350 páginas
Amazon

Americanas
⭐⭐⭐

O segundo livro da série é Baratas. Aqui, o Harry, ainda tentando conquistar seu espaço na polícia, vai a Tailândia resolver o assassinato de um embaixador norueguês, que é encontrado morto num hotel barato. E a missão dele é evitar o escândalo que acontecerá se as informações forem vazadas. Ele se junta com a polícia local para montar esse quebra cabeça e lidar com situações diplomáticas envolvendo autoridades dos dois países. Mais uma vez, ele deve evitar se tornar a vítima de um psicopata e se provar ser um policial à altura da missão.

Tanto no Morcego quanto em Baratas, o autor cria uma atmosfera bem diferente e nos leva para o país da história, o que é bem legal. Porém pra mim, nesse segundo livro, a escrita (ou a tradução, não sei) deixou essa quantidade de elementos um pouco confusa com os diálogos e algumas explicações.

Mas tirando isso, eu achei a história bem interessante. Ela junta vários temas como pedofilia, máfia e interesses políticos na polícia. Além disso, já vemos um Harry mais seguro e confiante em seu trabalho, dando soluções que os policiais locais não percebem. Fiquei curiosa para saber como vai ser o desenvolvimento do personagem nos próximos livros.

Se você fez que nem eu e leu Boneco de Neve antes de começar a ler a série do início, vai perceber que a escrita dos primeiros livros é bem diferente em comparação com o sétimo. Mas se você ainda não leu, vem comigo ler os livros em ordem cronológica! Pretendo fazer resenhas assim sempre que terminar um livro da série.

Me conta aqui: você gostou dessa resenha dupla? Me conta também se você também tem interesse em ler os livros dessa série e se você já conhecia o detetive Harry Hole!

Até a próxima!

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon. Se você quiser comprar algum produto indicado aqui, toque nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer e não paga mais nada por isso 💗

2 comentários em “Resenha de livro: Série Harry Hole (#1 e #2)

  1. Olá Ana,
    Adorei a sua resenha.
    Já li esses dois livros da série e gostei muito, apesar de achar eles um pouco demorados.
    O primeiro realmente é melhor que o segundo, porém achei que o segundo tem uma leitura mais rápida.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: