Lista de filmes

5 filmes dirigidos por mulheres

Às vezes a gente só quer colocar o pé pra cima, relaxar e ver um bom filminho, né? Mas já aconteceu com você de procurar pra assistir um filme e só ter os mesmos filmes, com aquela mesma ideia de que o mocinho precisa salvar a mocinha ou de que a protagonista só precisa casar para os seus problemas se resolverem?

Comigo já e por isso, eu escolhi indicar aqui 5 filmes dirigidos por mulheres com protagonistas femininas para nos inspirar enquanto comemos nossa pipoquinha e aproveitamos uma tarde de cinema 😉

Aproveite e compartilhe com quem você quiser!

Frida (Julie Taymor, 2003)

Você conhece a Frida Kahlo? Esse é um filme pra você que ama arte ou procura inspiração em mulheres fortes. É a biografia de uma grande artista que lutou pra ser reconhecida e não se esconder atrás do que a sociedade considera certo para uma mulher. No filme, conhecemos mais das obras da Frida e entendemos algumas das suas dificuldades pessoais. A pintora era uma mulher feminista, ousada, mas que teve de enfrentar as sequelas de um grave acidente de trânsito e problemas para ter filhos.

O filme nos inspira a sermos corajosas, criativas e enfrentarmos os problemas da vida. A biografia concorreu a seis categorias no Oscar de 2003 e levou duas: melhor trilha sonora e melhor maquiagem. É um ótimo complemento pra quem já conhece as obras da artista e deseja conhecer mais sobre a vida dela.

Mamma Mia! (Phyllida Lloyd, 2008)

Mas se você é daquelas que gosta de filmes leves, engraçados e românticos, esse é pra você. Mamma Mia! é um musical inspirado nas músicas do ABBA. Ele conta a história de Sophie, que está prestes a se casar e não conhece o seu pai, ela nem sabe quem ele é, na verdade. Por isso, ela envia convites para três homens que foram namorados de sua mãe e que poderiam ser seu pai. Cada um vem de um lugar do mundo e tem uma personalidade diferente.

Além da Amanda Seyfried como Sophie, também tem a maravilhosa Meryl Streep como Donna, mãe da protagonista e vamos acompanhar os dilemas da vida dela e as lembranças que os homens trazem. É um filme engraçado, romântico e cheio de música boa, um ótimo filme pra ver com a família e voltar no tempo com a trilha sonora. Pra quem ama música, ama ABBA, ama a Grécia e ainda não viu essa comédia, com certeza vai amar. Mamma Mia: Here We Go Again, a continuação está disponível no Prime Video, assine aqui.

The Farewell (Lulu Wang, 2019)

A família de uma senhora chinesa descobre que ela possui pouco tempo de vida e decide não contar para ela sobre isso. Em vez disso, seus filhos e netos arranjam um casamento de última hora para que todos os parentes mais distantes possam vê-la por uma última vez sem que ela saiba o que está acontecendo de verdade. Billi é neta dessa senhora e mora atualmente em Nova York. Depois que ela recebe a notícia, ela faz de tudo pra visitar a avó pela última vez. Apesar de não conseguir esconder suas emoções, ela quer aproveitar os últimos dias com a idosa.

O filme discute relacionamentos familiares, distanciamento e conflito entre culturas e gerações. É impossível não se relacionar com as situações do filme. Aqui no Brasil, ele ainda não foi lançado (mas se você jogar no Google, pode achar onde assistir).

Adoráveis mulheres (Greta Gerwig, 2020)

O filme Adoráveis Mulheres é uma adaptação do livro “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott e conta a história de 4 irmãs durante a Guerra Civil americana, uma época em que as mulheres tinham apenas uma função: casar. Com o pai ausente e a mãe trabalhando para sustentá-las, as irmãs ficam sob os cuidados da tia e enfrentam problemas como falta de dinheiro, tragédias familiares e conflitos românticos.

Jo é inspirada na própria escritora do livro e busca sua realização através de uma carreira e não de um casamento. O filme conta com a maravilhosa Emma Watson e alterna entre passado e presente da família.  É um bom filme pra quem gosta de romance e drama de época, com uma pitada dos dias atuais. Recomendo!

Você nem imagina (Alice Wu, 2020)

E por último, mas não menos importante, um filme que estreou pela Netflix em maio desse ano. É um romance adolescente, gostoso de acompanhar e que brinca com os clichês, que a gente tá acostumado em filmes de romance.

A história começa com um jogador de futebol que pede a ajuda de uma aluna prodígio para conquistar uma garota escrevendo cartas pra ela (porque seria mais romântico). Só que a Ellie, a garota que escreve as cartas, acaba se apaixonando, e não é pelo menino. A gente vai descobrir junto com a personagem quem ela realmente é. O filme também discute sobre preconceitos ligados a religião, cidades pequenas e como às vezes acabamos presos em uma vida que outros planejaram para nós.

Quer escrever histórias tão fortes quanto essas? Faça o Curso de Redação e Escrita Criativa!

2 comentários em “5 filmes dirigidos por mulheres”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s