Sem categoria

5 livros de autoras negras

No post de hoje, eu vim trazer uma listinha bem legal pra vocês! Esse ano eu resolvi que eu ia ler mais autoras mulheres, porque tem muita autora boa por aí, mas que às vezes é pouco divulgada e a gente acaba não conhecendo.

No primeiro semestre, eu consegui cumprir bem essa meta, mas em julho teve a Pretatona (organizada pelo Instagram do @cladaspretas), uma maratona literária com o objetivo de lermos mais autores negres. E qual não foi minha surpresa em ver que eu tinha pouquíssimos livros de autoras negras?

Por isso, eu tive a ideia de trazer essa lista pra vocês também conhecerem essas mulheres maravilhosas que estão aí quebrando barreiras e ganhando seu espaço merecido. Anotaí que a dica é boa!

Minha irmã, a serial killer (Oyinkan Braithwaite)

Drama/suspense

Eu encontrei esse livro por acaso e claro, como eu sou fã de romances policias, não resisti a esse título. A autora nigeriana brinca um pouco com essa história da irmã da protagonista ser uma serial killer. Comparado com outros livros do gênero, eu achei o livro “leve”, apesar de ter cenas de crime, mas o livro não é só sobre isso. É sobre a relação familiar e um pouco também sobre machismo. 

Korede e Ayoola têm personalidades bem diferentes. Nossa protagonista, Korede é a irmã mais velha e pragmática, enquanto sua irmã mais nova é impulsiva e tem dificuldade em perceber que suas ações têm consequências. O leitor fica ao mesmo tempo querendo entender o que se passa na cabeça de Ayoola e tentando decidir qual seria a atitude correta de Korede, se ajudaria a irmã ou não. É uma leitura bem legal se você já está familiarizado com livros de suspense ou mesmo quer começar a ler o gênero. Compre aqui!

Kindred (Octavia E. Butler)

Ficção científica

Com mais de meio milhão de cópias vendidas no mundo, Kindred é um clássico da ficção científica. Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos. Repentinamente, ela se vê próxima a um rio. Enquanto uma criança está se afogando, instintivamente, ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Onde ela foi parar? Ela, uma mulher negra, se vê em plena época da escravidão nos Estados Unidos.

Esse livro é sensacional. A autora descreve com detalhes como aquela época era horrível, contando de um ponto de vista de uma mulher que já nasceu quando a escravidão foi abolida, mas que por algum acaso volta para esse tempo e precisa sair dele. É um livro que com certeza vai te fazer enxergar esse momento histórico de uma outra forma. Compre aqui! 

Minha História (Michelle Obama)

Autobiografia

Na hora em que eu estou escrevendo esse texto, eu “acabei de acabar” a leitura desse livro e devo dizer: QUE LIVRO! Antes de começar a lê-lo, eu admito que conhecia o mínimo sobre a Michelle Obama, que ela é mulher do Barack Obama. Mas uma mulher não deve ser definida pelo marido (nunca), então eu fiquei curiosa pra ver o que essa mulher maravilhosa tinha a dizer. 

E não foi que eu me surpreendi? Ela não se deixa se esconder atrás do marido, ou do papel de mãe. Ela realmente faz a sua história. Eu recomendo essa leitura a todos, principalmente para as mulheres, que vão se identificar em diversos aspectos com a Michelle. Ela conta como conseguiu aos trancos e barrancos conciliar sua própria voz com as tarefas de ser mãe, esposa, primeira-dama. A narrativa também é muito gostosa, parece que você tá lendo um romance. Só tenho elogios depois dessa leitura e com certeza vou passar a acompanhar mais a Michelle. Compre aqui!

Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas (Aparecida de Jesus Ferreira, org.)

Não ficção

Esse livro é uma série de artigos acadêmicos sobre raça, gênero e sexualidade. Eu o baixei quando ele estava gratuito na Amazon, vale a pena dar uma olhada se ele ainda tá de graça 😉. Mesmo depois de me formar na faculdade, ainda tenho interesse em assuntos acadêmicos. E esse livro combinou bastante com isso. 

Ele é um livro pra você conhecer melhor como funciona a intersecção entre opressões e como cada uma funciona individualmente. Uma leitura para expandir seus horizontes, pensar fora da caixinha e quem sabe conseguir ser mais empático com quem tá do seu lado. Eu fui lendo um artigo por vez, como uma leitura por hobby mesmo já que os artigos são pequenos, mas se você quiser, pode devorar o livro de uma vez e aprender um bocado de coisa em apenas uma leitura. Compre aqui!

Hibisco roxo (Chimamanda Ngozi Adichie)

Drama

O último, mas não menos importante, é de uma escritora que já é muito falada no mundo inteiro e que eu particularmente adoro. Já falei dela no post aqui do blog sobre 10 livros que me marcaram e agora volto falando dela com um livro de ficção, que é simplesmente surpreendente.

Hibisco Roxo traz um panorama da Nigéria atual. Aqui a violência é muito presente dentro da casa da adolescente Kambili. Seu pai, que se diz extremamente religioso, usa da sua religião pra justificar atos impensáveis contra sua mulher e filhos. Eugene segue a religião católica e nega de forma impiedosa a cultura local. Ele segue tanto a cultura branca que repudia as tradições do povo nigeriano e se afasta da família (pai e irmã) para fugir do inferno, já que ambos não frequentam a sua igreja. Infelizmente muitas pessoas também usam da religião para justificar atos violentos aqui no Brasil, então não é algo tão distante da nossa realidade. Vale a pena conferir. É um livro que vai mexer com você assim como mexeu comigo. Compre aqui!

Eu percebi algumas relações entre Hibisco Roxo e Minha Irmã, a serial killer (mas talvez isso seja spoiler, então pode ser tema para um próximo texto). E você leu alguns desses livros? Me recomenda autoras negras para eu conhecer? Comente aqui embaixo e vamos continuar a conversa!

Lembrete: Eu faço parte do programa de afiliados da Amazon, se você quiser comprar algum desses livros, clique nos links que estão no post, assim você ajuda o blog a crescer 😁

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s