Como criar o hábito da leitura

Infelizmente, os brasileiros leem pouco. Em média, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, lemos menos de 3 livros por ano aqui no Brasil. Muitas vezes deixamos a leitura de lado para ficar no celular ou navegar na internet. Mas o hábito da leitura tem muitas vantagens. Além de conhecermos outras culturas ou aprendermos sobre um assunto novo, os livros também são uma ótima forma de diversão.

Eu sempre li muito, desde criança. Lia gibis, lia os livros da escola e sempre gostei. E eu fui criando esse hábito com o incentivo dos meus pais e de amigos. E algumas pessoas se impressionam com o número de livros que eu leio. Assim, eu separei algumas dicas que me fazem ler mais.

Ah, e no final do post, eu separei alguns livros pra você começar a colocar as dicas em prática. 😉

1. Separe pequenas metas diárias

Se você não lê nada ou lê pouco, comece lendo 15 minutos por dia, ou 10 páginas. Você decide, mas sem pressão. Se não cumprir em um dia, tente cumprir no outro. Se desafie, mas entenda que a leitura é um hábito, não uma competição.

Também é legal se você conseguir separar um tempo do seu dia pra se dedicar a leitura. Se você tiver um tempinho na hora do almoço ou chegar mais cedo em casa, aproveite esse tempinho pra pegar um bom livro e relaxar. Eu, por exemplo, leio todos os dias à noite, pelo menos meia hora antes de dormir. Isso faz com que eu até durma melhor porque me desligo das redes sociais.

2. Sempre tenha um livro com você

Outra coisa que eu faço é sempre levar um livro comigo. Eu tenho um leitor digital (Kindle) e ele é fácil de levar na bolsa, na mochila e alguns tamanhos até cabem no bolso. Mas se você ainda não conhece as vantagens de ter um e-reader, leve um livro pequeno com você (ou leia no celular). Assim, mesmo se você estiver em uma fila, numa sala de espera ou no ônibus, você pode aproveitar pra ler umas páginas a mais.

3. Veja conteúdo relacionado a livros

Se você usa o Instagram, comece a seguir perfis literários, se você está no Facebook, procure se tem alguma página literária no estilo que você gosta. E uma dica bônus: se você tem espaço no celular, baixe o aplicativo do Goodreads ou do Skoob, duas redes sociais voltadas especialmente para leitores com dicas, listas e que você pode organizar suas leituras.

Livros pra você começar a ler

Drama

Infantil

Não ficção

Boas leituras!

Um comentário em “Como criar o hábito da leitura

  1. Pingback: Como começar a ler – Espelho Literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: