Como funciona o fascismo

Muito se fala de governos fascistas ainda hoje. No texto dessa semana, eu vim falar do livro Como funciona o fascismo: A política do “nós” e “eles”, de Jason Stanley e como ele me ajudou a entender melhor o que tá acontecendo no mundo. Esse é um livro teórico sobre o fascismo, mas que ensina de forma bem explicadinha os conceitos e mostra muitos exemplos do presente.

Preciso falar que não é a leitura mais fácil do mundo, por ser um livro teórico, mas os conceitos que ele usa são simples de entender. Mas se você não gosta de livros de não ficção, no final do texto, eu indico algumas obras relacionadas ao tema. 

No livro, o autor define o fascismo como:

Um regime de cunho ideológico estabelecido pelo ditador Benito Mussolini na Itália da década de 1920, que valoriza ideais de nação e raça em detrimento dos valores individuais e é representado por um líder autoritário.

Durante o livro, o autor lista alguns aspectos pra caracterizar um político como fascista. E, sim, infelizmente, o fascismo voltou à moda. Tá na boca do Trump e de outros presidentes por aí…

Em resumo, o autor caracteriza um sistema fascista como um sistema que tem como objetivo manter os privilégios por parte da população que se considera “superior”, criando um discurso que separa nós e eles, ou seja, os privilegiados e os “inimigos”, os marginalizados. Assim o fascismo escolhe um grupo da sociedade para atacar de forma violenta e no discurso, manipulando verdades e divulgando informações falsas, ignorando a ciência e criando teorias malucas.

Compre o livro aqui.

Eu recomendo a leitura se você quiser entender mais do tema, mas se você quiser se aprofundar em obras de ficção, aqui vão algumas dicas:

Ficção pra você entender mais sobre o fascismo

Fahrenheit 451 – Ray Bradbury

O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, que proíbe qualquer livro, impedindo o povo de ser informado e se rebelar contra o governo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para o conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos.

Compre aqui.

1984 – George Orwell

Winston vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Ele trabalha com a falsificação de registros históricos para beneficiar o governo. Ele acha tudo muito estranho nessa “democracia” e vive questionando a opressão que o partido e o Grande Irmão exercem sobre a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários dos anos 30 e 40 e, é assim, como obra de ficção, que o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle.

Compre aqui.

Jojo Rabbit – Taika Waititi (Filme)

Jojo é um garoto alemão que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. Ajudado por seu amigo imaginário, Adolf Hitler, Jojo deve enfrentar o nacionalismo cego enquanto a Segunda Guerra Mundial prossegue. É uma sátira bem humorada que nos faz refletir sobre o nazismo do ponto de vista de uma criança.

Quer escrever histórias incríveis? Faça o curso de escrita criativa.

O que achou das dicas de hoje? Tem alguma recomendação?

4 comentários em “Como funciona o fascismo

  1. Pingback: Como funciona o fascismo – Fascistas Não Passarão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: